Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pós-graduação em Farmacologia

Área do conteúdo

Agência UFC destaca trabalho publicado por pesquisadores do PPGF com potencial impacto no tratamento da depressão

Data da publicação: 21 de janeiro de 2022 Categoria: Colaborações, Divulgação científica

 

 

A Aniba riparia é uma planta amazônica conhecida por louro ou louro-rosa. Fonte: Agência UFC

 

A reportagem de Erick Guimarães foi publicada nesta semana pela agência UFC.

Substância encontrada em uma árvore amazônica traz nova promessa contra a depressão. A riparina 3 é um alcaloide presente na Aniba riparia, conhecida por louro ou louro-rosa, que vem sendo investigado há alguns anos por pesquisadores do Laboratório de Neurofarmacologia, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e ao Núcleo de Pesquisas e Desenvolvimento de Medicamentos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED/UFC), em parceria com grupos das Universidades Federais da Paraíba e do Piauí.

No estudo baseado em modelos animais de depressão, observou-se que a riparina reduziu o comportamento depressivo, além de modular a liberação de neurotransmissores e mediadores inflamatórios associados com a doença. O impacto da pesquisa é evidenciado pelo fato de que 30% a 40% de pacientes não respondem aos antidepressivos clinicamente aprovados para tratar a doença, trazendo a necessidade de novos fármacos mais eficazes.

Participaram da equipe a pesquisadora Auriana Vasconcelos, cuja tese de doutorado em Farmacologia na UFC teve a riparina como tema, a Profa Cléa Florenço, orientadora do trabalho e pesquisadora do PPGF/UFC, além dos professores José Maria Barbosa (Universidade Federal da Paraíba) e Stanley Chavez Gutierrez (Universidade Federal do Piauí) e da Profª Danielle Macêdo (docente permanente do PPGF/UFC).

Os pesquisadores publicaram o artigo em 2021  “A riparina III é uma droga promissora no tratamento da depressão?” no European Journal of Pharmaceutical Sciences, no qual apontam o potencial da riparina como antidepressivo.

A íntegra da reportagem pode ser encontrada clicando aqui.

Fonte:

Substância de planta da Amazônia é nova promessa contra a depressão

 

 

 

 

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo