Agonismo funcional foi tema da última sessão Sig-Farmaco do semestre

Data de publicação: 19 de junho de 2019. Categoria: Colaborações

Alunos e professores do Programa de Farmacologia participaram hoje da quinta sessão do ano do SIG-FARMACO, que é um Grupo de Interesse Especial na temática Farmacologia e Terapêutica aprovado recentemente no âmbito da Rede RUTE de Telemedicina a partir de iniciativa e coordenação compartilhada de farmacologistas de todo país. A sessão ocorreu nas dependências do NUTEDS, na Faculdade de Medicina.

O SIG-Farmaco tem por objetivo promover um espaço permanente de sessões mensais de videoconferências para estimular discussões e intercâmbio sobre ensino, pesquisa e extensão entre docentes, pesquisadores e estudantes de diferentes níveis (ensino técnico, graduação e pós-graduação) da área médica, biomédica e biológica interessados na temática farmacologia e terapêutica.

Coordenada pela Profa. Flávia Santos, a sessão de hoje, apresentada pelo prof. Dr. André Pupo (UNESP-Botucatu), teve como tema “Agonismo tendencioso/Seletividade funcional”. O tema revelou conceitos relacionados ao estado-da-arte em Farmacologia, alguns considerados polêmicos, como a própria denominação de antagonismo e eficácia.

Os estudos emergentes sobre agonismo tendencioso e seletividade funcional trazem a ideia comparativa entre dois ligantes que são capazes de estabilizar diferentes conformações do receptor e, por isso, tornam-se capazes de disparar diferentes padrões de sinalização. Esses fenômenos estão cada vez mais se tornando alvo de pesquisadores para explicar a ação de substâncias que, posteriormente, podem ser considerados novos alvos terapêuticos.

Fonte: Kalinne Kelly Lima Gadelha, Karine Lima Silva, Alfredo Augusto Vasconcelos Silva