Chamada interna para prêmio CAPES de Tese 2024

Data de publicação: 26 de abril de 2024. Categoria: Prêmios

CHAMADA INTERNA PARA PRÊMIO CAPES DE TESE 2024

O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará (PPGF/UFC) faz saber que se encontram abertas as inscrições para o Prêmio Capes de Tese, Edição 2024, regido pelo Edital 04/2024 da COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES.

O Prêmio Capes de Tese – Edição 2024 será outorgado para as melhores teses de doutorado defendidas em 2023, selecionadas em cada uma das cinquenta áreas de avaliação reconhecidas pela Capes nos programas de pós-graduação adimplentes no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Serão concedidos prêmios especiais para áreas pré-determinadas em parceria com a Fundação Carlos Chagas e com o Instituto Serrapilheira.

O PPGF/UFC fará a seleção da tese a ser indicada pelo Programa para a CAPES a partir das inscrições realizadas pelos egressos que tenham defendido a tese de doutorado no ano de 2023.

Os detalhes da chamada, do processo seletivo e da premiação estão disponíveis no seguinte link:

COMO SE INSCREVER

O candidato interessado em concorrer deve ter defendido doutorado em 2023 e ter publicado os dados de sua tese. A manifestação do interesse em concorrer deve ser feita mediante ofício a ser enviado para o e-mail ppgfselecao@gmail.com até as 18 horas do dia 30 de abril de 2024. O ofício deve ser direcionado ao Coordenador do Programa, Prof. Alexandre Havt Bindá.

PRÉ-SELEÇÃO DAS TESES

A pré-seleção da tese a ser indicada ao Prêmio Capes de Tese ocorrerá no âmbito do PPGF/UFC a partir das teses inscritas.

A comissão de avaliação indicada pelo Coordenador do PPGF/UFc terá as seguintes atribuições:

I – Verificar a adequação das teses inscritas aos critérios e ao elevado patamar de

qualidade exigido para a premiação;

II – Decidir pela desclassificação das teses inscritas, se não atenderem aos critérios

de seleção definidos no Edital 04/2024 da CAPES;

III – Selecionar para indicação apenas uma tese para concorrer;

IV – Elaborar uma ata da reunião, de acordo com as orientações do Edital 04/2024 da CAPES.

Na reunião da comissão de avaliação deverão ser computados, no mínimo, 3 (três) votos para a indicação da tese vencedora.

O orientador e/ou coorientador de tese concorrente poderão participar da comissão, desde que se abstenham de participar da análise e de votar na tese em que atuou.

CRITÉRIOS DE ANÁLISE PELA COMISSÃO INTERNA

As teses inscritas serão analisadas conforme os critérios a seguir:

Em relação ao item VI da tabela acima, a comissão analisará os trabalhos publicados conforme os critérios a seguir:

1) Trabalho de tese publicado em periódico internacional indexado, tendo o doutorando como primeiro autor e o orientador como autor de referência (último autor);

2) Quantidade de trabalhos publicados e diretamente produto do objeto da Tese;

3) Fator de impacto do periódico;

4) Geração de produtos tecnológicos;

5) Alcance social.

RESULTADO

O resultado da deliberação da Comissão de Seleção será divulgado até o dia 06 de maio no site do PPGF/UFC.

Fortaleza, 26 de abril de 2024.

Prof. Dr. Alexandre Havt Bindá

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia