Docentes do PPGF entre os mais influentes do mundo

Data de publicação: 10 de dezembro de 2020. Categoria: Notícias, Prêmios

Foi publicada recentemente na revista científica Plos Biology uma pesquisa conduzida pela equipe do Prof. John Ioannidis da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, na qual foram elencados os 100 mil cientistas mais influentes do mundo. O resultado desse levantamento levou em consideração a base de dados Scopus, avaliando-se as citações de trabalhos científicos publicados. Para tanto, a análise observou 1) O impacto do pesquisador ao longo da carreira e 2) O impacto do pesquisador ao longo de 2019. Dentre os pesquisadores elencados em cada uma dessas categorias, temos pesquisadores do PPGF.

Na categoria, impacto do pesquisador ao longo da carreira, destacamos o Prof. Aldo Ângelo Moreira Lima, membro permanente do PPGF. O Prof. Aldo é médico, Pesquisador e Professor Titular de Farmacologia, decano do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Sócio Honorário da American Society of Tropical Medicine and Hygiene e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. Trabalha em pesquisa científica concentrada no estudo de doenças diarreicas, desnutrição, enteropatia, barreira funcional intestinal, prevenção e tratamento, bem como seus impactos a curto, médio e longo prazo no desenvolvimento cognitivo, crescimento, e educação em crianças participantes em estudos de coortes em comunidades urbanas em Fortaleza e na região do semi-árido brasileiro. Tem forte atuação em redes nacionais e internacionais de pesquisa, como a MAL_ED (www.upcibimed.ufc.br/MAL-ED/), financiada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Bill and Melinda Gates Foundation.

Compõem, também, a lista dos pesquisadores mais influentes ao longo da carreira, os ex-docentes do PPGF, como o Prof. Ronaldo de Albuquerque Ribeiro (in memoriam) e o Prof. Vietla Satyanarayana Rao (aposentado).

O Prof. Ronaldo formou-se médico pela Universidade Federal do Ceará, realizou especialização em Hematologia e Hemoterapia pela Universidade Federal do Ceará, concluiu treinamento em Oncologia Clínica no Instituto do Câncer do Ceará e Hospital Batista Memorial, mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo. Foi Professor Titular de Farmacologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e Professor e Médico Oncologista Clínico do Hospital Haroldo Juaçaba do Instituto do Câncer do Ceará. A experiência com pesquisa básica e clínica levou à criação de uma relevante linha de pesquisa ainda ativa no PPGF, envolvendo a Farmacologia do Câncer e do Processo Inflamatório, com ênfase na patogênese das lesões teciduais induzidas pela quimioterapia e radioterapia do câncer.

Dastacou-se, também, o Prof. Vietla Rao, graduado em Medicina Veterinária pela College of Veterinary Science, mestre em Veterinary – Madras Veterinary College e doutor em Fisiologia – Post Graduate Institute of Medical Education Research. O Prof. Rao se vinculou ao PPGF no ano de 1982, permanecendo até a aposentadoria. Durante esse período, contribuiu para sedimentar uma das mais importantes linhas de pesquisa do Programa, a qual envolve o estudo farmacológico de produtos naturais, tendo publicado mais de 150 artigos científicos nesse tema. Foi responsável por descrever a atividade anti-inflamatória, analgésica, gastroprotetora, hepatoprotetora e cicatrizante de inúmeros extratos e compostos isolados de plantas do Nordeste Brasileiro. Um ponto bastante positivo da contribuição do Prof Rao foi a formação de recursos humanos, dos quais destaca-se a Profa Flávia Almeida Santos, a qual é atual membro permanente do PPGF.

Esse destaque se deve à inclusão da Profa. Flávia no grupo dos 2% melhores pesquisadores do mundo com maior impacto em 2019 em seu subcampo de pesquisa, de acordo com o índice de citações publicado pela revista Plos Biology. A Profa. Flávia possui graduação em Farmácia pela UFC e é egressa do mestrado e doutorado em Farmacologia pela UFC. Atualmente, é Professora Associada 4 de Farmacologia, Pesquisadora no INCT IBISAB-Instituto de Biomedicina do Semiárido Brasileiro. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq – Farmacologia de Produtos Naturais no Trato Gastrintestinal e na Obesidade. Eleita como Diretora Administrativa para a Diretoria da SBFTE para o triênio 2021-2023. Tem provido grandes contribuições na área de Farmacologia de Produtos Naturais, com ênfase no estudo experimental de plantas medicinais e de seus princípios ativos em disfunções do trato gastrointestinal (úlceras gástricas, trânsito gastrointestinal, pancreatite) e em distúrbios metabólicos (diabetes, hiperlipidemia e obesidade).

Os resultados desse levantamento podem ser obtidos nos seguintes endereços:

“Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” – https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000918