Fosfoetanolamina, a “pílula do câncer”, começa a ser testada em humanos pela UFC

Data de publicação: 18 de junho de 2019. Categoria: Notícias

O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará iniciou, nesta segunda-feira (17), os testes em seres humanos com a fosfoetanolamina, a chamada “pílula do câncer”.

De acordo com o diretor do NPDM, Prof. Odorico de Moraes, o estudo contará com a participação de 64 voluntários sadios, com idade entre 18 e 50 anos. O objetivo é avaliar a dosagem máxima de tratamento, verificar possíveis efeitos colaterais e realizar o estudo farmacocinético, ou seja, observar quanto tempo a substância leva para ser absorvida e quanto tempo permanece circulando no organismo humano.

É a primeira vez que esses testes são realizados em pessoas sadias no Brasil. A coordenação dos estudos é da Profª Elisabete Moraes, coordenadora do Centro de Pesquisa Clínica do NPDM.

Os voluntários serão acompanhados pelo NPDM durante 15 dias. Conforme explicou o Prof. Odorico, os 64 participantes foram distribuídos em quatro grupos. Na manhã desta segunda-feira, o primeiro grupo, formado por 12 pessoas, recebeu a dosagem inicial dos testes, de 500 miligramas. Os demais terão administradas dosagens maiores, até um máximo de 3 miligramas. A expectativa é que o próximo teste, com o segundo grupo, seja realizado no início de julho, com data ainda a ser determinada.

Para maiores informações, confira a íntegra dessa notícia publicada originalmente na página da UFC.