Instituto Serrapilheira inclui pesquisadores da PG em Farmacologia na Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade

Data de publicação: 2 de janeiro de 2019. Categoria: Colaborações, Divulgação científica, Notícias

A Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade é iniciativa multicêntrica para estimar a reprodutibilidade da ciência biomédica brasileira. Financiada pelo Instituto Serrapilheira, a meta é reproduzir amostra de 50 a 100 experimentos de artigos brasileiros em 3 a 5 áreas de pesquisa diferentes.

Os experimentos selecionados utilizarão modelos e métodos específicos que sejam passíveis de replicação em diversos laboratórios do país. Estes métodos serão selecionados a partir de levantamento amplo das técnicas mais comumente utilizadas em publicações de autores brasileiros.

Dentre os selecionados, a Profa. Danielle Gaspar ficará a cargo de estudos que usam as técnicas de Labirinto elevado em cruz e também a de Western Blot.

Profa. Danielle Gaspar

Cada experimento será reproduzido em 3 laboratórios diferentes, com um protocolo pré-registrado e o mais próximo possível do estudo original. Medidas de controle de viés tais como randomização de amostras, cegamento dos experimentadores e cálculos de poder estatístico serão usados para garantir o rigor das replicações.

Todos os laboratórios participantes serão incluídos como participantes (i.e. coautores) na Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade, que assinará a produção intelectual derivada do projeto em formato de consórcio. Os custos dos experimentos de replicação serão financiados pelo Instituto Serrapilheira, e estamos estudando a possibilidade de pagamento de uma taxa de overhead aos laboratórios participantes.

Veja no arquivo, a lista de projetos selecionados (CLIQUE AQUI).

Fonte: Profa. Danielle Gaspar e página da Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade.