Mara Yoni Dias Fernandes é mais uma egressa de sucesso do PPG em Farmacologia

Data de publicação: 15 de setembro de 2020. Categoria: Colaborações, Defesas de tese, Internacionalização, Nucleação

A egressa Mara Yoni chegou ao Brasil no ano de 2007 para cursar a Graduação em Farmácia na Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo concluído no ano de 2012. No ano seguinte, ingressou no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC, onde cursou Mestrado e Doutorado entre os anos de 2013 e 2019 sob a orientação da Profa. Geanne Matos. No ano 2016 foi aprovada no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) em Portugal no Centro de Neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, para desenvolver um projeto de investigação dedicado à avaliação de estratégias de neuroproteção conferidas pelo alfa-Bisabolol em respostas eletrofisiológicas em circuitos no hipocampo de animais submetidos à isquemia cerebral. É notório o impacto de tal pesquisa, dado que a patogênese do acidente vascular cerebral (AVC) envolve a redução do suprimento sanguíneo, uma condição de hipóxia e privação de glicose, que acarreta excitotoxicidade, estresse oxidativo, apoptose e danos teciduais na região afetada, muitas vezes gerando lesões incapacitantes ao paciente acometido. No trabalho de doutorado da Mara Yoni, evidenciou-se o efeito protetor do alfa-bisabolol sobre esse modelo. Atualmente, a Mara Yoni é docente no curso Mestrado Integrado em Medicina na Universidade de Cabo Verde (UniCV), lecionando disciplinas de Farmacologia, sua área de formação. A mesma teve sua tese escolhida para representar o PPGF-UFC no Prêmio CAPES de Tese 2020. Esses dados ilustam o papel nucleador do PPGF-UFC não só em nível nacional, mas, também, internacional, além de evidenciar as parcerias internacionais do Programa.