Nota de pesar pelo falecimento do Prof Vietla Rao

Data de publicação: 30 de abril de 2021. Categoria: Sem categoria

Os docentes do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia vêm com muita tristeza anunciar o falecimento do Prof. Vietla Satyanarayana Rao no dia de hoje. Trazer esta notícia para a comunidade científica é algo que fazemos com muito pesar. Pesar por toda a contribuição científica do Prof. Rao, mas, sobretudo, pelo amigo que se despede, após uma longa jornada. Amizade que foi repleta de sinceridade e, ressalte-se, de verdade, como o próprio sobrenome Satyanarayana significa. Fazia questão de iniciar suas atividades pontualmente às 6h da manhã, no Laboratório de Produtos Naturais (LPN), o qual fundou em 1982, ano de sua chegada ao Brasil, e o qual permaneceu sob a sua coordenação até a sua aposentadoria no ano de 2010. Sempre sentado defronte a seu computador, como visto na foto ao lado, tinha o prazer, e com sorriso no rosto, de receber a todos que batiam à sua porta para discutir sobre o tema que mais amava, ciência. Contudo, não era somente de ciência que o saudoso Prof. Rao tratava com aqueles que o cercavam. A sabedoria da cultura indiana permeava cotidianamente as conversas, e seus bons conselhos sempre recheavam aqueles encontros. As boas influências, e direcionamentos de vida, contribuíram para a formação de alunos, mais de cinco dezenas, hoje docentes e cientistas com posição de liderança em diversas instituições do Ceará, e de outros estados no país. Sempre foi um nucleador. Podemos deixar o registro da continuidade de seu legado no próprio PPGF, onde hoje, a Profa. Flávia Santos, sua ex-orientanda de mestrado e doutorado, coordena o LPN, e com muita dedicação dá continuidade ao belo trabalho iniciado pelo Prof. Rao. O Prof. Rao foi um grande expoente da pesquisa em Produtos Naturais no Brasil. Como pesquisador, aliando uma notável capacidade teórica com invejável habilidade experimental, teve contribuições seminais nesta área, com ênfase no screening de atividades farmacológicas de plantas medicinais e de seus princípios ativos, onde podemos citar a sua importância no estudo farmacológico de Myracrodruon urundeuva (Aroeira), Copaifera langsdorffii (Copaíba), Egletes viscosa (Macela) e Protium heptaphyllum (Almecegueira). Tamanha foi a contribuição nessa temática que o Prof. Rao foi reconhecido por importantes agências de fomento brasileiras, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da qual foi bolsista de produtividade em pesquisa 1B, além de ter recebido o título de Professor Emérito auferido pela UFC em 2014. Consternados pela perda deste grande amigo, podemos dizer que todos estamos de luto. Contudo, podemos também afirmar, baseado nas palavras de Cora Coralina que dizia que “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”, que o Prof. Rao deixa muitas sementes já afloradas, e que são responsáveis por perpetuar o nome, a obra e os ensinamentos deste grande homem.

Fortaleza, 30 de abril de 2021.