Pesquisa do PPG em Farmacologia foi destaque na revista European Journal of Organic Chemistry

Data de publicação: 5 de agosto de 2020. Categoria: Colaborações, Internacionalização

O grupo de pesquisadores do Laboratório de Oncologia Experimental (LOE) do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceira com o grupo do Prof. Dr. Eufrânio Nunes da Silva Jr. do Departamento de Química, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), publicaram recentemente um artigo intitulado “Electrochemical Selenation/Cyclization of Quinones: A Rapid, Green and Efficient Access to Functionalized Trypanocidal and Antitumor Compounds” que foi destaque e capa da revista “European Journal of Organic Chemistry”.

A figura da capa mostra o poder da eletricidade para mediar reações de selenação. Na imagem, um gerador de eletricidade estática de Tesla, em homenagem ao Nikola Tesla, foi utilizado para gerar a eletricidade que possibilita a reação entre o difenil disseleneto e o lapachol para preparar lapachonas contendo selênio. O protocolo rápido, verde e eficiente evita oxidantes químicos e permite a síntese de moléculas alvo de maneira rápida e confiável.

O artigo descreve compostos com atividade anticâncer in vitro avaliados em diferentes linhagens tumorais, além de demonstrar atividade tripanocida contra Trypanosoma cruzi, o parasita causador da doença de Chagas.

O trabalho é fruto de projeto envolvendo universidades brasileiras e uma cooperação internacional com duas universidades alemãs, a Universität Göttingen – Georg-August-Universität e a University of Saarland. O projeto fez parte do programa de intercâmbio entre universidades brasileiras e alemãs coordenado pelo Prof. Eufrânio Júnior da UFMG e a Profa. Claudia Pessoa, pesquisa desenvolvida no Laboratório de Oncologia Experimental da UFC, com participação da estudante de doutorado Daisy Jereissati Lima, do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia – UFC, que realizou doutorado sanduíche na University of Saarland (CAPES), e da pesquisadora Maria Francilene S. Silva, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – RENORBIO/UFC.

As próximas fases do projeto estão em andamento visando estudar o mecanismo de ação farmacológica dos compostos selecionados para o desenvolvimento de fármacos antitumorais, usando métodos versáteis, baratos e acessíveis para população brasileira.

Mais informações podem ser encontradas no artigo completo disponível no link a seguir: https://chemistry-europe.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/ejoc.202000216.

Fonte: Profa. Cláudia do Ó Pessoa (Membro Permanente do PPGF) e Daniel Pascoalino (Doutor em Farmacologia pelo PPGF).