Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC recebe conceito 7, máximo atribuído pela Capes

Data de publicação: 14 de setembro de 2022. Categoria: Notícias

Fortaleza, 13 de setembro de 2022.

Caros Docentes e Discentes do PPG em Farmacologia (PPGF/UFC),

Após um período de embargo interposto pelo Ministério Público contra a divulgação do resultado da Avaliação Quadrienal 2021, recebemos a autorização formal da Capes para divulgar o resultado da avaliação de nosso Programa. É com grande satisfação que chegamos ao tão sonhado CONCEITO 7, o máximo conceito no país, após precisamente duas décadas do reconhecimento do nível de excelência, quando em 2003 fomos qualificados como Conceito 6. Tanto tempo de espera é deveras aflitivo, mas cada etapa de avaliação foi como uma peça necessária de construção de um grau de maturidade relevante para enfrentar a responsabilidade da concretização de tamanho feito.

Foram treze gestões de coordenadores, vice-coordenadores e representantes docentes e discentes que, ao longo da história, gerenciaram com o compromisso de fazer valer a máxima do objetivo deste Programa, conforme ressaltado na reunião datada de 23 de maio de 1978. Naquela ocasião, ocorreu a reunião inaugural do Curso de Mestrado em Farmacologia, sob a presidência da Profa. Glauce Socorro de Barros Viana, com a participação dos Professores Manassés Fonteles, Luiz Capelo, Hélio Rola, além de representantes discentes. Foram discutidos muitos tópicos, mas um ponto marcou o que seria a base para a edificação daquele nascente Programa. Mencionou-se que “o mais importante do Curso de Farmacologia eram os discentes e que este curso deveria ser levado a sério.” A fala proferida pela Profa. Glauce, atualmente ainda membro permanente ativo do PPGF, foi um prenúncio de que a qualidade da formação discente deveria sempre pautar a condução e o envolvimento de todos os que compunham aquele conjunto. Tal seriedade, culminou na gênese, em 1991, do Curso de Doutorado em Farmacologia.

A qualidade do processo formativo consolidado é, ainda, evidenciada pela importante contribuição que o Programa tem dado na nucleação da maioria dos demais Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina, bem como de outras Faculdades da UFC, além de colaborar para a consolidação de Programas em outras Universidades no Brasil, nas quais nossos egressos têm se estabelecido como orientadores. Atualmente, o PPGF conta com 547 mestres e 362 Doutores titulados. Tal densidade somente foi possível com a parceria e compromisso estabelecidos pelo corpo de docentes permanentes, colaboradores, discentes e servidores técnico-administrativos que dão absoluto suporte para fazer mover a engrenagem de geração de conhecimento científico de patente qualidade e de reconhecimento internacional, tão bem ressaltado pela Capes no relatório de avaliação.

Chegar ao Conceito 7 não foi tarefa trivial. Foi produto do excepcional empenho de todos ao longo dos quase 45 anos de história do PPGF, alçando-nos a este tão seleto grupo na Pós-Graduação Brasileira. Contudo, o maior desafio emerge a partir de então. Manter o nível de excelência máximo de um Programa no país em tempos tão desafiadores é algo que ensejará um engajamento ainda mais amplo de toda a comunidade envolvida neste feito, principalmente diante dos correntes ataques à ciência nacional. É nesse contexto que nosso papel social, enquanto cientistas, se faz ainda mais proeminente. É um dever moral sermos agentes ativos nessa empreitada. Temos que ter orgulho do resultado, mas precisamos carrear em mente a necessidade de sermos sempre humildemente reflexivos, para nos reinventar quotidianamente e, assim, mantermos em constante ascendência o processo de construção da qualidade e excelência ora alcançadas.

Parabéns aos que fazem do PPGF uma realidade!

Roberto César Pereira Lima Júnior