Trabalho de discente de doutorado do PPGF recebe destaque em congresso internacional sobre COVID-19
Data da publicação: 29 de outubro de 2021 Categoria: Colaborações, Internacionalização, Prêmios, Sem categoriaO trabalho da aluna de doutorado Letícia Régia Lima Cavalcante (Foto), orientado pela Profª Dra. Danielle Macêdo Gaspar, sob o título “What are the consequences of COVID-19 in pregnacy for fetal neurodevelopment? (Quais as consequências da COVID-19 na gravidez para o neurodesenvolvimento do feto?) foi agraciado com premiação no congresso COVID Generation (COVGEN) Research Summit, a ser sediado em Chicago nos EUA, dia 10 de Novembro. O encontro reunirá pesquisadores do mundo todo, presencialmente e de forma online, visando a fomentar a colaboração para o entendimento das consequências da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 sobre as famílias e crianças ao redor do mundo que foram concebidas, gestadas e nascidas durante a mesma. A entidade ressalta a importância do trabalho premiado para a “difusão da iniciativa criativa, assim como sua contribuição significativa para a disseminação de uma ciência mais acessível.”, ressalta a Profª. Danielle.
A pesquisa premiada é parte do projeto Complicações Neuropsiquiátricas Decorrentes da Exposição Pré-Natal ao Vírus SARS-COV-2: Atenção ao Binômio Mãe-Bebê, também coordenado pela Profª Dra. Danielle Macedo, financiado pelo Ministério da Saúde/CNPq que tem buscado compreender a repercussão da infecção por SARS-COV-2, o vírus causador da covid-19, durante a gravidez e suas possíveis complicações nos bebês.
A COVGEN (do inglês Covid Generation) é uma aliança internacional de pesquisas com foco nas consequências da Covid-19 para a próxima geração. O projeto da Profª Dra. Danielle Macedo integra a iniciativa internacional, sendo o único representante brasileiro a participar da aliança até o momento.
O trabalho contou ainda com a participação da pós-doutoranda Deniele Lós e Natália Fiorenza, além de alunas de doutorado e mestrado (Renata Kehdi – Programa de Medicina Translacional e Marylane Viana – Programa de Pós-graduação em Farmacologia), dos pesquisadores Prof. Francisco Herlânio Costa Carvalho (Departamento de Saúde Materno-Infantil – UFC) e Profa. Dra. Cristiana Libardi Miranda Furtado (Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos – UFC), entre outras colaborações.
Fonte: Profª. Danielle Macedo