Professor Aldo Ângelo é empossado como membro da Academia Cearense de Medicina

Data de publicação: 27 de setembro de 2022. Categoria: Notícias, Prêmios

Na noite de 23 de setembro de 2022, foi empossado como Membro Titular da Academia Cearense de Medicina, o Prof Aldo Ângelo Moreira Lima, o qual passa a ocupar a cadeira de número 51, patroneada pelo médico Raimundo Vieira da Cunha. A cerimônia ocorreu no auditório da Reitoria da UFC.

Na oportunidade, em saudação realizada pela Acadêmica Maria Helena da Silva Pitombeira, foram ressaltadas muitas contribuições científicas na área de Ciências Aplicadas à Medicina, com enfoque em doenças infecciosas e diarreicas, que levaram o Prof. Aldo a assumir tão meritória posição naquela Arcádia.

Adicionalmente, em sua fala de agradecimento, o Prof. Aldo fez questão de ressaltar a contribuição para o desenvolvimento da patologia clínica Cearense realizada pelo patrono da cadeira 51. Mencionou, ainda, nomes importantes em sua formação, como o do Prof Manassés Claudino Fonteles, o qual também é membro Titular da mesma Academia. Destacou, ainda, o Prof. Richard Gherrant, com o qual tem uma parceria científica extremamente sólida. O Prof Aldo enfatizou em seu discurso que “tal parceria, atualmente com 45 anos de duração, é uma iniciativa considerada o convênio internacional mais longevo, produtivo, regular e ainda ativo entre a UFC e a Universidade de Virgínia nos Estados Unidos, tornando-se modelo de colaboração internacional em ciências básicas e tecnologias aplicadas à Medicina, pedra fundamental na construção do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, originado no Departamento de Fisiologia e Farmacologia e que neste ano de 2022 foi elevado à nota máxima, o Nível 7 da CAPES, agência nacional que avalia os cursos de Pós-Graduação no Brasil.”

Nas últimas palavras de seu discurso de posse, o Prof. Aldo ressaltou os avanços do conhecimento e desafios de superação do binômio diarreia/desnutrição, enfatizando como a parceria com grupos de diversos países tem contribuído para mitigar os impactos negativos do déficit nutricional sobre o desenvolvimento cognitivo infantil em contextos de comunidades urbanas de Fortaleza e no mundo.

A íntegra do discurso pode ser lida no link a seguir: Discurso-de-posse-como-membro-titular-da-ACM-Aldo Lima

O PPGF/UFC tem a satisfação de parabenizar o Prof. Aldo, membro permanente deste colegiado, pelo êxito e grande reconhecimento em sua contribuição para o progresso da ciência.