Professor Aldo Ângelo Moreira Lima do PPG em Farmacologia será empossado como membro titular da Academia Brasileira de Ciências

Data de publicação: 23 de setembro de 2020. Categoria: Eventos, Notícias

O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (PPGF) tem a alegria de informar que o Professor Aldo Ângelo Moreira Lima, professor titular do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da FAMED, será empossado hoje como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A lista com os novos membros titulares havia sido divulgada pela ABC em 03 de dezembro de 2019. O Prof. Aldo se junta a outros grandes nomes do PPGF, Prof. Odorico de Moraes e Prof. Manassés Fonteles, que tem assento como membros titulares da ABC.

A Academia Brasileira de Ciências realizará hoje, dia 23 de setembro, a partir das 16:30 horas, na Reunião Magna Virtual da ABC 2020, a apresentação dos seus novos Membros Titulares e Correspondentes em Sessão Solene transmitida através da internet, pela primeira vez. Abrindo a sessão solene, haverá a  conferência a ser proferida pela ganhadora do Prêmio Nobel de Química 2018, Frances H. Arnold, premiada pelo pioneirismo no uso de evolução dirigida para a engenharia de enzimas.

Prof. Aldo Lima (Foto: PPGMM)

Link para transmissão:

Um pouco da trajetória científica do Prof. Aldo:

Aldo Ângelo Moreira Lima é Médico, Pesquisador e Professor Titular de Farmacologia (1998), decano do Depto. de Fisiologia e Farmacologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Sócio Honorário da American Society of Tropical Medicine and Hygiene (2012), Ex-Fellow do Howard Hughes Medical Institute (2000-2005), e Pesquisador Associado da Universidade de Virginia (1988), VA, USA. Trabalha em pesquisa científica concentrada no estudo de doenças diarreicas, desnutrição, enteropatia, barreira funcional intestinal, prevenção e tratamento, bem como seus impactos a curto, médio e longo prazo no desenvolvimento cognitivo, crescimento, e educação em crianças participantes em estudos de coortes em comunidades urbanas em Fortaleza e na região do semiárido brasileiro. Através do convênio internacional com a Universidade de Virginia (1988) formou mais de 60 pesquisadores e técnicos ao nível de Pós-Doutoramento, PhD, Mestre, Graduação e Técnicos para as diversas atividades de pesquisa na área, os quais têm assumidos posições de destaque em nossa instituição e outras instituições nacionais e internacionais. Nas Pós-graduações, formou 26 Mestres e 24 Doutores nas áreas de Farmacologia, Ciências Médicas e Microbiologia. Ao nível nacional participou na fundação do Instituto Nacional de Biomedicina no Semiárido Brasileiro (www.ibisab.ufc.br), sendo seu atual Coordenador. Duas redes de pesquisas foram desenvolvidas, uma nacional denominada RECODISA (www.recodisa.ufc.br) e outra internacional MAL-ED (www.upcibimed.ufc.br/MAL-ED/), ambas financiadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Bill and Melinda Gates Foundation, respectivamente.

Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Fundada em 1916, a ABC é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico do país, a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações.

O PPGF congratula o Professor Aldo por seu êxito!

Fonte: