Tese de Doutorado em Farmacologia dentre os trabalhos finalistas ao Prêmio Octavio Frias em São Paulo

Data de publicação: 27 de junho de 2019. Categoria: Colaborações, Defesas de tese, Eventos, Notícias

O Programa de Pós-graduação em Farmacologia foi contemplado através da seleção de trabalho dentre os três finalistas na categoria Pesquisa em Oncologia do X Prêmio Octavio Frias de Oliveira.

Criado em 2010, o Prêmio Octavio Frias de Oliveira é uma iniciativa do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e tem como objetivo incentivar e premiar a produção de conhecimento nacional na prevenção e combate ao câncer.

A premiação acontece anualmente e é concedida em três categorias:

• Personalidade de Destaque em Oncologia;
  • Pesquisa em Oncologia;
  • Inovação Tecnológica em Oncologia.

Os vencedores são apontados por uma Comissão composta de representantes do próprio Icesp, da Faculdade de Medicina da USP, do Hospital das Clínicas da FMUSP, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Academia Nacional de Medicina, da Academia Brasileira de Ciências, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp) e da “Folha de S. Paulo”.

Dr. Carlos Wagner Wanderley

O trabalho finalista ao prêmio é intitulado “Quimioterápico paclitaxel reduz o crescimento tumoral através da modulação da resposta imune” e é de autoria do Dr. Carlos Wagner Wanderley, graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Vale São Francisco (UNIVASF), em 2012. Logo após, mudou-se para Fortaleza com interesse em cursar mestrado (2014) e doutorado (2018) em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), destacando a importância regional do Programa de Pós-graduação em Farmacologia para oferecer oportunidades de formação em alto nível acadêmico. Orientado pelo Prof. Roberto César Pereira Lima Jr.  e coorientado pelo Prof. Fernando Cunha, o trabalho foi desenvolvido em parceria entre a UFC e a Faculdade de Medicina da USP, em Ribeirão Preto-SP.

Defendida em 2018, a tese aborda novas compreensões sobre a farmacologia do paclitaxel (PCX), agente antineoplásico amplamente utilizado no tratamento de vários tipos de tumores sólidos. O mecanismo de ação mais aceito para esse fármaco é baseado na estabilização de microtúbulos, indução de parada mitótica e consequente apoptose de células que proliferam rapidamente. Dr. Wanderley investigou a capacidade do PCX de reprogramar a resposta imune antitumoral mediante modulação do fenótipo funcional de macrófagos associados ao tumor (TAMs), bem como avaliou-se a dependência dos receptores TLR4 na realização desse processo. Através de análises realizadas em biópsias tumorais de pacientes antes e após o tratamento com PCX (análise realizada com técnicas de bioinformática a partir de bancos de dados), demonstrou-se que o PCX aumenta a expressão de genes ligados a macrófagos com perfil M1 nesses tumores. Esses dados indicam que o PCX promove a polarização de TAMs para um perfil imunocompetente M1 via TLR4, e esse efeito contribui para sua eficácia antitumoral.

A revelação do trabalho ganhador acontecerá em cerimônia no dia 05 de agosto de 2019, às 19:30 h, no teatro da Faculdade de Medicina da USP, Av. Dr. Arnaldo, 455 – Cerqueira César.

Graphical abstract do trabalho conforme publicação original do artigo veiculado no periódico Cancer Research (Fonte: http://cancerres.aacrjournals.org/content/canres/78/20/5891/F1.large.jpg)