Defesas
MESTRADO – DISSERTAÇÃO
- A Comissão Julgadora de Dissertação será formada, no mínimo, por 3 (três) professores ou pesquisadores de IES reconhecida pela Capes. No caso do mestrado, um dos membros deverá ser de IES alheia à UFC.
- O orientador deverá sugerir o nome pelo menos 6 professores e/ou pesquisadores doutores, em ordem de prioridade para compor a banca julgadora.
- Para realizar o agendamento o aluno deverá preencher a Carta de Solicitação de Defesa e o Formulário de cadastro de banca, e enviá-los para o e-mail da secretaria do programa, secretaria.ppgfar@ufc.br, devidamente preenchidos, juntamente com a dissertação. As solicitações recebidas serão analisadas em reunião pela Comissão de Coordenação.
ATENÇÃO!
- A solicitação de defesa deve ser enviada para o e-mail da secretaria do programa, secretaria.ppgfar@ufc.br pelo menos 20 dias antes da data prevista para sua apresentação, juntamente com:
-
- Versão final da dissertação para a defesa;
- Carta de solicitação assinada pelo orientador
- Relatório Turnitin de similaridade – a ser preparado pelo orientador neste link;
- Anexos I e II presentes na Portaria n°39 da PRPPG/UFC de 01 de outubro de 2025.
- Além dos documentos acima o discente deve cadastrar sua banca acessando o sigaA conforme instruções contidas neste tutorial.
- Lembramos ainda que as reuniões ocorrem a cada 15 dias, às terças-feiras (Ver AGENDA das reuniões).
DOUTORADO – TESE
- A Comissão Julgadora de Tese será formada, no mínimo, por 5 (cinco) professores ou pesquisadores. No caso de doutorado, a exigência é de dois professores externos, dos quais, um deles de IES fora do Estado do Ceará.
- Obs.: Conforme reunião da Comissão do PROEX foi definido como critério para concessão de passagens e diárias que o pesquisador tenha perfil compatível com o nosso sistema e seja Bolsista de Produtividade do CNPq.
- O orientador deverá sugerir o nome pelo menos 8 professores e/ou pesquisadores doutores (doutorado), em ordem de prioridade para compor a banca julgadora.
- Para realizar o agendamento o aluno deverá preencher a Carta de Solicitação de Defesa e o Formulário de cadastro de banca, e enviá-los para o e-mail da secretaria do programa, secretaria.ppgfar@ufc.br, devidamente preenchidos, juntamente com a tese. As solicitações recebidas serão analisadas em reunião pela Comissão de Coordenação.
ATENÇÃO!
- A solicitação de defesa deve ser enviada para o e-mail da secretaria do programa, secretaria.ppgfar@ufc.br pelo menos 20 dias antes da data prevista para sua apresentação, juntamente com:
-
- Versão final da dissertação para a defesa;
- Carta de solicitação assinada pelo orientador
- Relatório Turnitin de similaridade – acessado pelo orientador neste link;
- Anexos I e II presentes na Portaria n°39 da PRPPG/UFC de 01 de outubro de 2025.
- Além dos documentos acima o discente deve cadastrar sua banca acessando o sigaA conforme instruções contidas neste tutorial.
- Lembramos ainda que as reuniões ocorrem a cada 15 dias, às terças-feiras (Ver AGENDA das reuniões).
